Catanduva acompanhou o Ministério da Saúde e prorrogou a Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza até o dia 30 de junho. A terceira e última fase da campanha termina nesta sexta-feira, dia 5. Até o momento, Catanduva alcançou 75% de imunização do público-alvo, o equivalente a 36.058 doses aplicadas.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, há grupos que não alcançaram nem a metade do total previsto para ser vacinado. É o caso das mulheres no pós-parto (49%), professores e funcionários de escolas (40%), crianças de 2 meses e 5 anos (41%), gestantes (35%) e adultos de 55 a 59 anos (26%). O público que abrange pessoas com doenças crônicas também tem baixo índice de adesão (52%).
Por outro lado, a meta de imunizar 90% de cada grupo foi superada entre os trabalhadores da saúde (124%) e os idosos (101%). Também podem se vacinar as pessoas com deficiência, caminhoneiros e motoristas de transporte coletivo. Nesses casos, entretanto, não há meta estipulada pelo Ministério da Saúde.
A prorrogação da campanha é mais uma chance para quem ainda não se imunizou: as salas de vacina em Catanduva permanecem abertas e com estoque abastecido.
A vacina contra o vírus da gripe não tem eficácia contra a covid-19, mas previne complicações por influenza e ajuda a reduzir a procura por serviço de saúde por sintomas típicos da doença. A recomendação é que o morador apresente a carteira de vacinação na hora de buscar atendimento nas unidades de saúde.
Fonte: Assessoria/Prefeitura